Palavra Livre-Roncador
Alfinete
Escolas municipais de Aragarças encerram junho com ampla programação cultural, esportiva e pedagógica.

As unidades da rede municipal de ensino de Aragarças prepararam uma programação especial para o encerramento do mês de junho, reunindo festas juninas, atividades literárias e competições esportivas. As ações envolvem alunos, professores e famílias, reforçando o compromisso da gestão municipal com uma educação participativa e de qualidade.

Entre os destaques estão a Festa do Livro do CMEF Dom Bosco, realizada no dia 24 de junho, as tradicionais festas juninas promovidas pelos CMAEIs Espedita Leão, Maria Bezerra, Valéria Perillo e São Judas Tadeu, pelo CMEI Professora Adalgisa e pelo próprio CMEF Dom Bosco, além da comemoração junina da ECIM Professora Zélia dos Santos Diniz, que contará com apresentações culturais e confraternização entre os estudantes.

A programação também inclui o Interclasse 2026 da ECIM Zélia dos Santos Diniz, nos dias 24 e 25 de junho, incentivando a prática esportiva, o espírito de equipe e a integração entre os alunos dos períodos matutino e vespertino, com premiações para os participantes.

A secretária municipal de Educação, Juscilene Dias Amorim, destacou que todas essas iniciativas são resultado do apoio da administração do prefeito Ricardo Galvão. “Nossa gratidão ao prefeito Ricardo Galvão por acreditar na educação e proporcionar condições para que nossas escolas desenvolvam projetos que unem cultura, esporte e aprendizado. Esses momentos fortalecem o vínculo entre escola e comunidade e enriquecem a formação dos nossos estudantes”, afirmou.

Alfinete
Semana da Integração Esportiva começa com sucesso e reforça incentivo a filantropia em Aragarças.

A abertura da Semana da Integração Esportiva de Aragarças, realizada nesta segunda-feira,22, no Ginásio Raimundo Lopes dos Santos, marcou o início de uma programação dedicada ao fortalecimento do esporte e da inclusão social no município. O evento reuniu atletas, famílias e equipes das escolinhas esportivas mantidas pelo Governo Municipal.

O secretário municipal de Esportes, Agne Reis, destacou que o festival superou as expectativas e representa um projeto pensado para integrar modalidades e aproximar a comunidade das atividades esportivas.

“Hoje demos início a esse grande projeto que idealizamos. É uma semana de integração esportiva, mostrando à população o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esportes e pelas nossas escolinhas de iniciação. Temos futsal, voleibol, capoeira, taekwondo e outras modalidades que fazem a diferença na vida das nossas crianças e jovens”, afirmou.

O coordenador Santiago Bispo ressaltou que a proposta é envolver participantes de todas as idades e fortalecer o esporte como ferramenta de desenvolvimento social. “Conseguimos construir um evento que reúne crianças, jovens e adultos durante toda a semana. Essa integração é muito importante para incentivar a participação da comunidade e ampliar o alcance do esporte em Aragarças”, destacou.

Uma das novidades da programação é o retorno do voleibol. O professor Fábio, responsável pela modalidade, agradeceu o apoio do prefeito Ricardo Galvão e da Secretaria de Esportes pela retomada da prática no município. “Aragarças tem uma tradição no voleibol e estamos resgatando essa história. Agradeço a Deus, ao prefeito Ricardo Galvão e ao secretário Agne Reis pela oportunidade de trazer novamente essa modalidade para a população”, afirmou.

Já o professor Índio, da escolinha de futsal, enfatizou que o festival incentiva novos talentos e aproxima as famílias do esporte. “Os pais estão participando, incentivando seus filhos e acompanhando o desenvolvimento dos atletas. Essa integração desperta o interesse por diferentes modalidades e fortalece o esporte como ferramenta de formação”, disse.

Além das competições e apresentações, a Semana da Integração Esportiva também promove uma campanha solidária de arrecadação de fraldas geriátricas para o abrigo de idosos do município. Segundo Agne Reis, a iniciativa demonstra que o esporte também pode ser um instrumento de solidariedade. “Unimos forças para ajudar quem precisa. Já no primeiro dia recebemos diversas doações, mostrando que o esporte vai além das quadras e pode transformar vidas por meio da união e da solidariedade”, concluiu o secretário.

A programação segue durante toda a semana com torneios, apresentações esportivas e ações voltadas à integração da comunidade e ao fortalecimento das escolinhas municipais.

Alfinete
Aragarças mobiliza população para a 9ª Conferência Municipal de Saúde e reforça participação popular na construção de políticas públicas.

A Prefeitura de Aragarças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza no próximo dia 25 de junho de 2026, às 8h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Jairo Pereira Lolô, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá gestores, profissionais da saúde, representantes de entidades e a comunidade para discutir propostas que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

A expectativa da organização é de ampla participação popular, consolidando a conferência como um dos principais espaços de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Durante o encontro, serão debatidas demandas locais, apresentadas sugestões e construídas diretrizes que poderão orientar futuras ações e políticas públicas para a saúde de Aragarças.

A secretária municipal de Saúde, Mayara Neves, destacou que o momento representa uma oportunidade de aproximar ainda mais a gestão da população e fortalecer o planejamento das ações desenvolvidas no município.

“A conferência é um espaço de escuta, participação e construção coletiva. Queremos ouvir a comunidade, conhecer suas necessidades e, juntos, definir caminhos para aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos pelo SUS. Quando a população participa, as decisões se tornam mais eficientes e alinhadas com a realidade do nosso município.”

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aragarças, Kátia Santarém Itacarambi, reforçou o convite para que toda a sociedade esteja presente e participe ativamente das discussões.

“A participação da população é fundamental para o fortalecimento do controle social e da democracia na saúde pública. É por meio da conferência que cidadãos, lideranças comunitárias, igrejas, associações, entidades filantrópicas e profissionais da área podem apresentar suas propostas, contribuir com ideias e ajudar a construir políticas públicas que atendam às reais necessidades da nossa comunidade. Quanto maior a participação, mais representativas serão as decisões tomadas para o futuro da saúde em Aragarças.”

A gestão municipal convida representantes das igrejas, associações, organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, profissionais da saúde e toda a população a fazer parte deste momento de diálogo e cidadania. A expectativa é que a 9ª Conferência Municipal de Saúde fortaleça ainda mais o compromisso do município com uma saúde pública inclusiva, participativa e voltada às necessidades dos cidadãos.