Em Barra do Garças, profissionais da saúde bucal são capacitados para atendimento odontológico a pessoas com deficiência
👨⚕🦷✍🏻️
Atividades contam com prática supervisionada, distribuição de kits de higiene bucal e atendimentos voltados a pessoas com autismo e síndrome de Down

Secom – BG
A Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com a Escola de Saúde Pública, o Centro de Especialidade Odontológica de Pacientes Especiais (Ceope) e a Coordenadoria de Saúde Bucal do Estado, iniciou nesta semana uma série de atividades voltadas à capacitação de profissionais da rede municipal de saúde para o atendimento de pacientes com necessidades especiais.
A ação integra a 12ª turma do curso de capacitação profissional e acontece em três unidades básicas de saúde de Barra do Garças. As turmas contemplam profissionais do Consórcio de Saúde Garças – Araguaia. No total, 39 profissionais, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal, sob supervisão de docentes da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, realizam atendimentos em caráter prático, com a expectativa de contemplar aproximadamente 48 pacientes até esta sexta-feira (19/9).
Os participantes foram selecionados em parceria com a Associação Mundo Azul Araguaia (AMAA), priorizando pessoas com maiores dificuldades de colaboração durante os procedimentos, como autistas e portadores de síndrome de Down. O objetivo é capacitar a equipe local para que os atendimentos possam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), encaminhando ao Ceope, localizado em Cuiabá, apenas os casos mais complexos.
A primeira atividade prática foi realizada na APAE, onde os pacientes participaram de uma escovação supervisionada e receberam kits de higiene bucal contendo escova, creme dental e fio dental.
De acordo com a Coordenação do projeto, a iniciativa tem como objetivo desafogar o fluxo do Ceope e ampliar a capacidade de atendimento especializado na regional Garças – Araguaia, que integra o consórcio de saúde.