Prefeitura reforça ações de combate ao mosquito vetor da Leishmaniose devido ao período chuvoso.
Secretaria Municipal de Saúde orienta população sobre medidas preventivas para evitar a proliferação do Lutzomyia sp
Secom – BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de combate ao mosquito da espécie Lutzomyia sp., vetor da Leishmaniose. O reforço nas medidas preventivas se faz necessário em função do período chuvoso, pois ambientes com alta umidade são atrativos para a reprodução do inseto.
Para prevenir o desenvolvimento das larvas, a Secretaria de Saúde orienta a população a manter rigorosa limpeza em quintais. Dentre as principais medidas, destaca-se o recolhimento de frutos apodrecidos, folhas, fezes de animais e restos de vegetação, pois o acúmulo desses materiais orgânicos é propício para a proliferação do mosquito.
Adicionalmente, é fundamental que canis e gatis sejam mantidos rigorosamente limpos, sem acúmulo de detritos orgânicos. Outra recomendação é a poda responsável de árvores para garantir a entrada de luz solar no solo, uma vez que o inseto prefere e se desenvolve em locais sombreados, sendo desencorajado pela luminosidade.
A Leishmaniose é uma zoonose grave, o que significa que é uma doença transmitida entre animais e humanos, e que pode ser fatal para ambos se não for diagnosticada e tratada precocemente. Por essa razão, a atenção às medidas de prevenção é crucial para proteger a saúde de toda a comunidade e dos animais de estimação.

