Aragarças mobiliza população para a 9ª Conferência Municipal de Saúde e reforça participação popular na construção de políticas públicas.
A Prefeitura de Aragarças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza no próximo dia 25 de junho de 2026, às 8h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Jairo Pereira Lolô, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá gestores, profissionais da saúde, representantes de entidades e a comunidade para discutir propostas que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A expectativa da organização é de ampla participação popular, consolidando a conferência como um dos principais espaços de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. Durante o encontro, serão debatidas demandas locais, apresentadas sugestões e construídas diretrizes que poderão orientar futuras ações e políticas públicas para a saúde de Aragarças.
A secretária municipal de Saúde, Mayara Neves, destacou que o momento representa uma oportunidade de aproximar ainda mais a gestão da população e fortalecer o planejamento das ações desenvolvidas no município.
“A conferência é um espaço de escuta, participação e construção coletiva. Queremos ouvir a comunidade, conhecer suas necessidades e, juntos, definir caminhos para aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos pelo SUS. Quando a população participa, as decisões se tornam mais eficientes e alinhadas com a realidade do nosso município.”
A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aragarças, Kátia Santarém Itacarambi, reforçou o convite para que toda a sociedade esteja presente e participe ativamente das discussões.
“A participação da população é fundamental para o fortalecimento do controle social e da democracia na saúde pública. É por meio da conferência que cidadãos, lideranças comunitárias, igrejas, associações, entidades filantrópicas e profissionais da área podem apresentar suas propostas, contribuir com ideias e ajudar a construir políticas públicas que atendam às reais necessidades da nossa comunidade. Quanto maior a participação, mais representativas serão as decisões tomadas para o futuro da saúde em Aragarças.”
A gestão municipal convida representantes das igrejas, associações, organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, profissionais da saúde e toda a população a fazer parte deste momento de diálogo e cidadania. A expectativa é que a 9ª Conferência Municipal de Saúde fortaleça ainda mais o compromisso do município com uma saúde pública inclusiva, participativa e voltada às necessidades dos cidadãos.

