POR 8 VOTOS, CÂMARA DE ARAGARÇAS AFASTA VEREADOR JUNIOR SAIÃO POR 90 DIAS. CPI VAI APURAR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR.

A Câmara Municipal de Aragarças realizou na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro, a sessão que marcou a leitura em plenário da denúncia apresentada por um morador de Aragarças, contra o vereador Junior Saião, acusado de ameaça e abuso de poder no exercício de suas funções.

Após a leitura do documento, seis vereadores votaram favorável e decidiram, por maioria absoluta, pelo afastamento temporário do parlamentar por 90 dias, enquanto uma Comissão Processante (CP) conduz a apuração dos fatos e as possíveis infrações político-administrativas cometidas pelo vereador.

Houveram dois votos contra o afastamento de Junior Saião. Já o vereador Duda solicitou para não participar do sorteio, justificando que está em tratamento médico devido a um aneurisma, e segue afastado por recomendação profissional.

A denúncia lida em plenário detalha o episódio ocorrido no dia 1º de outubro, quando o vereador teria perseguido e constrangido o servidor da CasaLar durante o transporte de uma criança da Escola Dom Bosco até a instituição. O caso foi considerado grave, por envolver ameaças e exposição indevida de servidores e menores acolhidos pelo município.

Com o afastamento aprovado, a Comissão Processante passa a ter prazo legal para desenvolver seus trabalhos, ouvir testemunhas e apresentar relatório final. O processo poderá resultar em advertência, suspensão ou até cassação do mandato, conforme a conclusão das investigações.

A Câmara de Aragarças, através do presidente Nego Leão, reafirmou que: “existe um compromisso com a transparência, o respeito às leis e à ética pública, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório ao vereador investigado”, pontuou.