Saiba o que fazer se encontrar um inseto barbeiro na sua casa
Ao encontrar o transmissor da doença de Chagas, é necessário capturá-lo e não matá-lo, orienta a Prefeitura de Barra do Garças
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, implantou no último mês, um Posto de Informação de Triatomíneos (PIT), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anchieta. O trabalho visa receber os triatomíneos suspeitos, mais conhecidos como insetos barbeiros, que a população eventualmente irá capturar nos bairros da cidade.
A atividade é realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental e pela Atenção à Saúde, que tem orientado a população para evitar matar o inseto causador da doença de Chagas por meio mecânico. “Não esmague, bata, aperte ou danifique o bichinho. Se ele estiver infectado, poderá espalhar os microorganismos. Devemos tentar capturá-lo e entregá-lo em uma UBS para ser analisado”, disse a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins.
A coordenadora ainda acrescenta que, ao entregar o inseto em uma UBS, o morador estará contribuindo com o trabalho do município. “Nem todos os insetos que forem entregues estarão infectados com o T. cruzi, mas é importante para as autoridades de saúde saberem se aqueles encontrados em determinada região estão infectados ou não”, afirmou.
Ao encontrar um inseto parecido com o barbeiro, a população precisa capturá-lo, seguindo as orientações dos profissionais de saúde, que são:
Proteger a mão com uma luva ou saco plástico, ou utilizar uma pinça; Capturar o inseto (possível barbeiro); Colocar o inseto em um recipiente transparente com tampa de rosca, para que não escape; Fazer furos no recipiente para manter o inseto vivo; Anotar a data e o local de captura (quarto, sala quintal); Entregar o recipiente com o inseto em alguma UBS.
Após a entrega, o recipiente é encaminhado para o setor responsável por dar sequência no processo, e em caso de confirmação da contaminação do inseto pelo parasito da doença, o morador que entregou o recipiente é contatado para ter conhecimento do resultado da análise. Imediatamente, a Vigilância Ambiental organizará a inspeção detalhada da unidade domiciliar e a aplicação de inseticida.
Os PITs também serão implantados nas demais UBS’s. Para verificar os vetores da doença de Chagas no Brasil (região Centro-Oeste), acesse o link: https://www.barradogarcas.mt.gov.br/fotos_secretarias_downloads/145.pdf.
Para verificar os insetos barbeiros mais encontrados na região, acesse o link: https://www.barradogarcas.mt.gov.br/fotos_secretarias_downloads/151.pdf.